Conheça a UAB

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1) O que é a “Universidade Aberta do Brasil” (UAB)?

É o nome dado ao projeto criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior. Esse sistema será formado por instituições públicas de ensino superior, as quais levarão ensino superior público de qualidade aos Municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

2) A Universidade Aberta do Brasil (UAB) será mais uma instituição de ensino superior criada pelo MEC?

Não. O MEC não vai criar uma nova instituição de ensino, mas vai articular as já existentes para levar ensino superior público de qualidade aos Municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

3) Onde vai funcionar a sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB)?

Como a UAB não é uma nova instituição educacional, ela não terá uma sede ou um endereço. O nome faz referência ao projeto criado pelo MEC para articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior. (Ver questão n. 1)

4) O que é o Sistema Universidade Aberta do Brasil?

Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB é a denominação representativa genérica para a rede nacional experimental voltada para pesquisa e para a educação superior (compreendendo formação inicial e continuada) que será formada pelo conjunto de instituições públicas de ensino superior, em articulação e integração com o conjunto de pólos municipais de apoio presencial.

5) Como funcionará o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)?

Uma ou mais instituições públicas de ensino superior oferecerão cursos superiores na modalidade de educação a distância, para atendimento dos estudantes nos pólos municipais de apoio presencial. Por exemplo, um município brasileiro não tem oferta de cursos superiores presenciais em sua região, no entanto, a prefeitura desse município construiu um pólo de apoio presencial, o qual servirá de pólo de atendimento de estudantes.

6) Como será o processo de seleção de cursos para o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)?

Inicialmente, as instituições públicas de ensino superior vão apresentar propostas de cursos a distância ao MEC. Essas propostas serão avaliadas por uma comissão de especialistas que analisarão a viabilidade de funcionamento dos mesmos nos pólos municipais de apoio presencial para educação a distância, dos Municípios brasileiros que não têm oferta de cursos superiores ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

7) O que é um pólo de apoio presencial?

É um espaço físico para a execução descentralizada de algumas das funções didático-administrativas de cursos a distância, organizada com o concurso de diversas instituições, bem como com o apoio dos governos municipais e estaduais.

8) Como é a estrutura física de um pólo de apoio presencial?

Um pólo deverá ser constituído com laboratórios de ensino e pesquisa, laboratórios de informática, biblioteca, recursos tecnológicos dentre outros, compatíveis com os cursos que serão ofertados.

9) O que é a modalidade de educação a distância?

É uma forma de proporcionar e fazer educação, com forte a mediação de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). O Decreto 5.622 que regulamenta a educação a distância no Brasil, caracteriza a modalidade de educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático–pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.


10) Quem poderá estudar na Universidade Aberta do Brasil?

Qualquer cidadão que concluiu a educação básica, foi aprovado no processo seletivo e que atenda aos requisitos exigidos pela instituição pública vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil.

O moodle

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O Moodle é desenvolvido na arquitetura LMS – Learning Management System, com base no Construtivismo Social como fundamentação pedagógica.

O Moodle disponibiliza recursos para estabelecer a interação entre os participantes de forma síncrona e assíncrona, para a apresentação de conteúdos em vários formatos (html, texto, imagens, apresentações) com recursos visuais e áudio e para a prática de conteúdos na aplicação de atividades individuais e colaborativas, dissertativas e objetivas e síncronas e assíncronas. O Moodle disponibiliza ainda recursos para o acompanhamento dos alunos, como o lançamento de notas e relatórios de participação do aluno no ambiente, atendendo assim a todas as características de um ambiente AVA.

O que é EaD

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A Educação a Distância - EaD é uma modalidade que, por sua conveniência e eficácia, vem se consolidando cada vez mais no cenário educacional. Para entender um pouco mais sobre esta modalidade é importante considerar que se trata de um processo de ensino-aprendizagem com características específicas.
A Educação a Distância – EaD pode ser definida como processo de ensino-aprendizagem em que os alunos e os professores encontram-se emmomentos e espaços físicos distintos, em que o aprendizado ocorre de forma planejada e intencional por parte dos agentes envolvidos e que faz uso de tecnologias para a transmissão de informações e interação entre aluno e professor.
Atualmente a Unigranrio conta com um Núcleo de Educação a Distância – NEaD – responsável por desenvolver e implementar projetos em EaD. Em nossos cursos de graduação, a oferta de disciplinas na modalidade semi-presencial é mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, atendendo a Portaria 4.059 do Ministério de Educação.
O Ambiente Virtual de aprendizagem, comumente denominado AVA, consiste de um conjunto de características e procedimentos pedagógicos necessários na realização da educação a distância na modalidade virtual, como: construção de conteúdo, acompanhamento na participação e registro de desempenho do aluno e interação entre participantes.
O AVA utiliza sistemas de informações computacionais (software) para dar suporte na execução do ensino/aprendizagem virtual. Os sistemas utilizados para esse fim são denominados sistemas LMS (Learning Management Systems).
Existem vários Ambientes Virtuais de Aprendizagem. As instituições podem desenvolver seus próprios Ambientes ou optarem por AVA de código aberto e gratuito como é o nosso caso. A Unigranrio utiliza o Modular Object-Oriented Dynamic Learning, o Moodle, um ambiente amigável, funcional e rico em recursos didáticos e interativos.

Educação Superior a Distância atual

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As instituições superiores de ensino estão finalmente começando a atuar de forma clara e decidida em Educação a Distância. O avanço da Internet está trazendo grandes mudanças para a educação presencial, ao introduzir momentos e técnicas de educação a distância. E a educação a distância começa a aproximar-se da presencial, a sair do nicho em que se encontrava. Na medida em que cada instituição desenvolve sozinha ou em rede cursos de graduação, de especialização, de extensão e agora de Pós stricto sensu, vai adquirindo competência, atraindo novos alunos e mercados, perdendo o medo de arriscar e legitimando essa modalidade de educação.

O panorama atual é muito dinâmico. Há uma efervescência de projetos em todas as áreas, níveis e mercados. As empresas estão buscando processos de capacitação contínua, fazendo parcerias com as melhores universidades. As Secretarias de Educação também procuram estas instituições superiores para convênios e cursos. Os 40 mil alunos matriculados em Educação Superior a Distância e o potencial de alunos que pretendem inscrever-se em novos cursos fazem prever um rápido crescimento das instituições mais competentes.

Neste momento temos uma grande diversidade de cursos. Há cursos de curta e de longa duração, há cursos para poucos alunos (menos de 30) e cursos com mais de 15 mil alunos. Há cursos totalmente on-line, virtuais e outros impressos, que utilizam só correio. Há cursos que são pacotes de conteúdo com pouca interação e outros com muito intercâmbio, troca, onde se criam comunidades de aprendizagem. Está avançando a utilização dos meios telemáticos no ensino superior, pela liberdade de acesso, baixo custo e facilidade de comunicação.