Educação Superior a Distância atual

|






As instituições superiores de ensino estão finalmente começando a atuar de forma clara e decidida em Educação a Distância. O avanço da Internet está trazendo grandes mudanças para a educação presencial, ao introduzir momentos e técnicas de educação a distância. E a educação a distância começa a aproximar-se da presencial, a sair do nicho em que se encontrava. Na medida em que cada instituição desenvolve sozinha ou em rede cursos de graduação, de especialização, de extensão e agora de Pós stricto sensu, vai adquirindo competência, atraindo novos alunos e mercados, perdendo o medo de arriscar e legitimando essa modalidade de educação.

O panorama atual é muito dinâmico. Há uma efervescência de projetos em todas as áreas, níveis e mercados. As empresas estão buscando processos de capacitação contínua, fazendo parcerias com as melhores universidades. As Secretarias de Educação também procuram estas instituições superiores para convênios e cursos. Os 40 mil alunos matriculados em Educação Superior a Distância e o potencial de alunos que pretendem inscrever-se em novos cursos fazem prever um rápido crescimento das instituições mais competentes.

Neste momento temos uma grande diversidade de cursos. Há cursos de curta e de longa duração, há cursos para poucos alunos (menos de 30) e cursos com mais de 15 mil alunos. Há cursos totalmente on-line, virtuais e outros impressos, que utilizam só correio. Há cursos que são pacotes de conteúdo com pouca interação e outros com muito intercâmbio, troca, onde se criam comunidades de aprendizagem. Está avançando a utilização dos meios telemáticos no ensino superior, pela liberdade de acesso, baixo custo e facilidade de comunicação.

0 comentários:

Postar um comentário