O que é EaD

|




A Educação a Distância - EaD é uma modalidade que, por sua conveniência e eficácia, vem se consolidando cada vez mais no cenário educacional. Para entender um pouco mais sobre esta modalidade é importante considerar que se trata de um processo de ensino-aprendizagem com características específicas.
A Educação a Distância – EaD pode ser definida como processo de ensino-aprendizagem em que os alunos e os professores encontram-se emmomentos e espaços físicos distintos, em que o aprendizado ocorre de forma planejada e intencional por parte dos agentes envolvidos e que faz uso de tecnologias para a transmissão de informações e interação entre aluno e professor.
Atualmente a Unigranrio conta com um Núcleo de Educação a Distância – NEaD – responsável por desenvolver e implementar projetos em EaD. Em nossos cursos de graduação, a oferta de disciplinas na modalidade semi-presencial é mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, atendendo a Portaria 4.059 do Ministério de Educação.
O Ambiente Virtual de aprendizagem, comumente denominado AVA, consiste de um conjunto de características e procedimentos pedagógicos necessários na realização da educação a distância na modalidade virtual, como: construção de conteúdo, acompanhamento na participação e registro de desempenho do aluno e interação entre participantes.
O AVA utiliza sistemas de informações computacionais (software) para dar suporte na execução do ensino/aprendizagem virtual. Os sistemas utilizados para esse fim são denominados sistemas LMS (Learning Management Systems).
Existem vários Ambientes Virtuais de Aprendizagem. As instituições podem desenvolver seus próprios Ambientes ou optarem por AVA de código aberto e gratuito como é o nosso caso. A Unigranrio utiliza o Modular Object-Oriented Dynamic Learning, o Moodle, um ambiente amigável, funcional e rico em recursos didáticos e interativos.

0 comentários:

Postar um comentário