NEaD/UFMA

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Nead - OBJETIVOS

MISSÃO

Ser o organismo de referência de estudos e pesquisas em EaD na UFMA, congregando pesquisadores, professores, equipe técnica e discentes num processo construtivo e interdisciplinar, objetivando o desenvolvimento contínuo, a ética e afetividade na aprendizagem superior a distância.

VALORES

- Educação como processo centrado nas necessidades do ser humano (discentes, docentes e técnicos-administrativos), da instituição e da sociedade; - Cooperação e construção coletiva; - Respeito ao nível de aprendizado do aluno; - Respeito ao direito de cidadania do educando; - Ética; - Disseminação de estudos e pesquisas em EaD; - Socialização do conhecimento; - Interação social mediada por meios e recursos diversos; - Desenvolvimento e aperfeiçoamento de pesquisas em novas tecnologias e em EaD; - Interação com outras instituições educacionais de ensino superior, organizações de referência de estudos e pesquisas em EaD e agências de fomento.
OBJETIVOS

Objetivo Geral

- Congregar profissionais de diferentes áreas do conhecimento, estudos e pesquisas em EaD, proporcionando o desenvolvimento pessoal e profissional dos seres humanos por meio da educação superior na UFMA, através da ação educação a distância e um processo de construção coletiva, crítica e interdisciplinar mediada por Novas Tecnologias de Comunicação e Informação – NTCI´s .

Objetivos Específicos

- Produzir conhecimentos sobre Educação a Distância e o uso das TICs nos processos educativos; - Levantar e mapear demandas de Educação a Distância por áreas de conhecimento no âmbito do Estado do Maranhão; - Planejar, desenvolver e avaliar cursos de extensão, graduação e pós-graduação lato sensu a distância a partir de demandas localizadas; - Promover a democratização do acesso a Educação via Educação a Distância e uso de TIC´s.

FUNDAMENTOS ÉTICOS E PEDAGÓGIDOS

O NEAD se propõe a respeitar a subjetividade do aluno, considerando o tempo de cada um no processo de aprendizagem e para que isso ocorra pretende: - Valorizar os seus conhecimentos prévios, mediando a construção de novos conhecimentos; - Primar pelo respeito ao aluno; - Valorizar o professor como mediador na construção de novos conhecimentos, sem perder de vista as aprendizagens anteriores; - Aprimorar as aprendizagens dos alunos; - Estimular o desenvolvimento das competências de seus alunos. O professor-orientador deverá cercar-se de todos os recursos necessários ao processo formativo dos alunos e, estes, devem se apropriar dos recursos que lhes são oferecidos para aprimorar suas aprendizagens.

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